Teatro Armado



Rolé na Praça da Glória é um programa legal
Fui lá pelas setes horas proveitar meu sabadão
Na roda de capoeira fui ver o povo jogar
Não quetei, entrei foi nas palmas e com ês comecei cantar

Do nada, tudo igual, senti a movimentação
Ma tropa policial que chegou sem expricação
Alguém cantou "fica esperto" pra ninguém marcar bobêra
Mas parece que num era com nóis, passaram direto num deu ninhum probrema

Capoeira, que trem mais bonito, o jogo das pernas, o canto e o batido
Foi chegan'nos finalmente, a dança armentano o agito
Mas a farta de respeito antes da roda terminar
Ligaram um som na praça e começaru a testar
Atrapalhando a ideia que o mestre ia trocar

Antes de sair dali pra dar um rolê na praça
Chamei os capoeiristas pra fazê o F5 na raça
Cultura independe de produção popular
Não tem logo de prefeitura, nenhum rabo preso pra se preocupar
O maior apoio que temos é mesmo do público a participar

Fui dar o rolê pela praça, tive que andar na grama
Pois no meio do caminho, nem credito que disgrama
Um tar de tático móvel com as luzinha ligada
Quase perguntei pro PM se aquilo era mesmo coisa que se faça
Se ele tinha arrumado alvará pra andar de carro no meio da praça

Mulecada pra todo lado tava levando batida
Mas isso num intimidava, só irritava os polícia
Enquant'isso no microfone gritavam Só Jesus  Salva!
O guarda aborda um minino e manda arriar as carça
Falando que era apologia a folha duma planta que tinha estampada

Me chega o tal guardinha pagando de certinho
Com uma prosa de quanto é perigoso o rolé dos minino
Dizendo pra minha amiga que o condenou no olhar
Que se não fizesse aquilo, os jovens se amavam no meio na praça
Pois depois de bater nos moleques até responderam mandando pedrada

Tava esperando uma tar de Batalha de Passinho
Me falaru que era na Glória e era organizada por alguns minino
Mas parece que a galera do culto evangélico
Pôs pra tocar um Hip Hop, aí não teve Funk nem teve passinho
Teve foi um Street Dance com um animador que disseru que é gringo

Saí daquela praça um tanto quanto admirado
Com a riqueza da cena que tinham me apresentado
Se eu fosse sociólogo, teria a tese prum doutorado
Mas como não sou doutô, dou no verso o meu recado
Vem ver a periferia provocar no centro um teatro armado




(em breve (não se sabe quando) uma gravação haverá deste poema em moda de viola)

Nenhum comentário: